Estudantes de jornalismo que desenvolveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com temas voltados para a educação ou jornalismo de educação têm até o dia 31 de janeiro para participar da Categoria Estudante do 6.º Edital de Jornalismo de Educação. O projeto, realizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) em parceria com a Fundação Itaú, premiará três trabalhos acadêmicos, incentivando a produção de conhecimento e a valorização da cobertura jornalística sobre educação no Brasil.
Podem ser inscritos TCCs em diferentes formatos, incluindo produtos comunicacionais – como reportagens, especiais multimídia, documentários e podcasts – ou monografias que abordem o jornalismo de educação. O objetivo da premiação é reconhecer e estimular a pesquisa e a inovação na cobertura jornalística da área, um dos principais pilares da atuação da Jeduca.
Para concorrer, os trabalhos devem ter sido produzidos e defendidos entre 1.º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024. Os vencedores receberão uma premiação financeira e terão seus projetos divulgados, ampliando o alcance das discussões e análises propostas pelos estudantes sobre os desafios e avanços na educação brasileira.
O Edital de Jornalismo de Educação se consolidou como uma iniciativa importante no cenário acadêmico e profissional, ao reconhecer novas abordagens e narrativas sobre o ensino e as políticas educacionais. A cada edição, o projeto busca fortalecer a relação entre a academia e o mercado, incentivando jovens jornalistas a se aprofundarem na cobertura de um tema essencial para o desenvolvimento do país.
As inscrições podem ser feitas no site da Jeduca (www.jeduca.org.br/edital).
* Com informação da Assessoria e imagem de Divulgação/ Adriana Amâncio