Projeto oferece atendimento jurídico, psicossocial e serviços a catadores de recicláveis

A partir desta segunda-feira (12) até o dia 23 de maio, a Casa de Justiça e Cidadania do Centro Universitário Frassinetti do Recife – UNIFAFIRE realiza uma ação gratuita voltada aos catadores e catadoras de materiais recicláveis. A iniciativa conta com a parceria da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), da Prefeitura do Recife e da Fundação Banco do Brasil (FBB).


Durante esse período, o trailer itinerante do projeto Conexão Cidadã estará estacionado na sede da UNIFAFIRE, localizada na Avenida Conde da Boa Vista, nº 920, no centro da capital pernambucana. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A ação oferece uma série de serviços essenciais, como emissão gratuita de segunda via de documentos, orientação jurídica, acolhimento psicossocial e cadastro no programa que garante acesso a políticas públicas voltadas à categoria. Não é necessário agendamento prévio para ser atendido.

De acordo com o advogado Armando Mury Fernandes, coordenador da Casa de Justiça e Cidadania, o principal objetivo da ação é promover a inclusão produtiva e fortalecer a atuação dos catadores autônomos. “Queremos garantir dignidade e acesso a direitos básicos para esses profissionais, oferecendo um espaço de escuta e acolhimento qualificado”, afirma.

A equipe técnica da ANCAT será responsável pela triagem dos atendimentos. Casos que exijam acompanhamento jurídico ou psicossocial especializado serão encaminhados diretamente à Casa de Justiça e Cidadania da UNIFAFIRE.

Com investimento de R$ 6 milhões da Fundação Banco do Brasil, o projeto Conexão Cidadã já cadastrou mais de 400 catadores apenas na capital pernambucana. Nesta nova fase, a meta é ampliar o alcance das ações no centro do Recife, com foco na proteção social, capacitação e formalização dos trabalhadores da reciclagem.

Fundada em 2000, a ANCAT atua nacionalmente apoiando cooperativas e promovendo a valorização do trabalho dos catadores, fundamentais para a sustentabilidade nas cidades brasileiras.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima