Pernambuco receberá conferência internacional sobre adaptação climática em maio

Pernambuco foi escolhido para sediar a 19ª Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19), evento global que reunirá especialistas, governos e organizações da sociedade civil para debater soluções de adaptação climática. A conferência acontecerá no Recife, entre os dias 12 e 16 de maio, sendo a primeira vez que a América Latina recebe o evento. São esperados cerca de 300 participantes de diversas partes do mundo.


A realização da CBA19 no Brasil é fruto da articulação do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), que participou da London Climate Action Week em 2024. O estado foi o único do país a apresentar suas políticas públicas para enfrentamento da crise climática, o que levou à escolha do Recife como sede do evento.

O evento será promovido pelo International Institute for Environment and Development (IIED), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e o Governo de Pernambuco. A Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri) também participa da organização, garantindo suporte logístico.

A CBA19 será um marco na preparação para a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). A programação será estruturada em três eixos: adaptação liderada localmente, abordando desafios de implementação; adaptação de base comunitária no contexto urbano; e natureza e adaptação, valorizando práticas locais e indígenas.

Organizações sociais interessadas em contribuir com a conferência podem submeter propostas de atividades até 17 de fevereiro, no site do IIED. Além das sessões temáticas, haverá visitas a comunidades locais, destacando soluções já aplicadas na região.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima