Missão Mendoza busca novos mercados para vinhos de Lagoa Grande

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) está entre os integrantes da Missão Mendoza, que partiu para a Argentina nesta sexta-feira (29). A iniciativa, articulada pelo Governo de Pernambuco e a Província de Mendoza, busca estreitar laços entre os dois países no setor vitivinícola e no enoturismo. O parlamentar é autor do Projeto de Lei que propõe transformar Lagoa Grande na Capital Nordestina da Uva e do Vinho, reforçando sua relevância no setor.


Mendoza, considerada a Capital Mundial do Malbec, é responsável por 70% da produção de vinhos da Argentina, contando com 1.200 vinícolas. A reguão se destaca como um importante hub logístico que abastece mercados da Argentina e de países vizinhos. “Fortalecer relações comerciais com Mendoza e com a Argentina deve facilitar a entrada de produtos pernambucanos em novos mercados”, pontua Fernando Monteiro, que vem trabalhando para ampliar o reconhecimento do município pernambucano no setor.

Lagoa Grande, localizada no Vale do São Francisco, é um dos polos de produção de uvas e vinhos do Brasil. Anualmente, o município produz mais de 20 milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes, sendo sede de cinco das oito vinícolas da região. A produtividade é um de seus diferenciais: enquanto a média nacional é de 19,4 toneladas por hectare, Lagoa Grande alcança 47 toneladas por hectare.

A Missão Mendoza busca promover a troca de experiências e aprimorar as técnicas locais, elevando a produção e a qualidade dos vinhos pernambucanos. Além disso, a aproximação com Mendoza pode fortalecer o turismo ligado à vitivinicultura no Vale do São Francisco, impulsionando o desenvolvimento econômico regional.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima