A partir desta sexta-feira (22), o Programa Mães de Pernambuco inicia um novo ciclo de confirmação, oferecendo 8.094 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade. O prazo para adesão segue até dia 19 de dezembro. Dentre as vagas disponíveis, 5.665 são destinadas a beneficiárias pendentes previamente mapeadas pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), enquanto outras 2.429 foram abertas para mulheres elegíveis que aguardavam na fila de espera.
Desde o lançamento em março, o programa já atendeu cerca de 105 mil mulheres, investindo um total de R$ 157,3 milhões. Os participantes deste novo ciclo começarão a receber o auxílio financeiro em janeiro de 2024, sempre no 5º dia útil.
Para se inscrever, as mulheres precisam comparecer a cinco concursos simultâneos: ser responsável familiar, residir em Pernambuco, estar cadastrada no Programa Bolsa Família com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), estar grávida ou ser mãe de filhos de até 6 anos (72 meses) e não possuir vínculo empregatício formal.
Carlos Braga, secretário da SAS, destacou a importância do programa: “Este novo ciclo é uma oportunidade para ampliarmos o apoio às mulheres mais vulneráveis, reforçando o combate à fome e o fortalecimento das famílias chefiadas por elas.”
Além do ciclo de confirmações, o pagamento da 8ª parcela do benefício será realizado no dia 6 de dezembro para 94.072 mulheres que confirmaram a participação até o dia 18 deste mês. Com isso, o investimento total do programa em 2023 atingirá R$ 214,1 milhões.
As mulheres devem confirmar a inscrição no site oficial do programa ( www .maesdepernambuco .pe .gov .br ), utilizando o Número de Identificação Social (NIS) e os dados de nascimento. Em caso de elegibilidade e disponibilidade de vaga, o beneficiário pode efetuar a confirmação. Quem ainda não recebeu o cartão do benefício pode sacar o valor em agências da Caixa Econômica Federal ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.
O programa, desenvolvido em parceria com o Governo de Pernambuco e a Caixa, busca reduzir a insegurança alimentar e fortalecer as lideranças das mulheres no estado. Para dúvidas ou suporte, os beneficiários podem entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS pelo telefone 0800.081.4421 ou e-mail ouvidoria @sas .pe .gov .br .
* Com informação de Assessoria e imagem de Divulgação/Vinicius Lins/SAS