O Cineclube Lula Gonzaga, novo espaço cultural no Sítio Histórico de Olinda, será inaugurado na última segunda-feira (28), às 19h, com uma programação especial em homenagem ao cineasta Lula Gonzaga, Patrimônio Vivo de Pernambuco e pioneiro da animação no Brasil. Localizado no Jardim Nascente, na Rua 13 de Maio, o cineclube terá entrada gratuita e oferecerá exibições de filmes independentes, seguidas de debates com os realizadores.
A noite de abertura contará com uma seleção de curtas dirigidos por Lula Gonzaga, incluindo clássicos como Vendo Ouvindo (1972) e A Saga da Asa Branca (1979), além de Ciranda Feiticeira (2023), seu trabalho mais recente, em parceria com o cineasta Tiago Delácio. Também serão exibidos o filme Um peixe para dois (2019), de Chia Beloto, e um videoclipe dirigido por Tony Braga, com foco na obra do percussionista Naná Vasconcelos.
Hermes Costa Neto, responsável pelo espaço junto a Tony Braga e Mário Daniel Gomes Jr., explica que o Cineclube Lula Gonzaga tem a missão de democratizar o acesso ao cinema e promover o audiovisual pernambucano. “Queremos oferecer sessões gratuitas que incentivem a discussão e o fortalecimento do cinema local”, destaca. No mês de novembro, o cineclube realizará exibições toda quinta-feira, também às 19h.
Lula Gonzaga, além de cineasta, é fundador do Museu do Cinema de Animação (Muca) em Gravatá, espaço dedicado à preservação e à educação da animação brasileira. Para ele, o cineclube representa uma oportunidade de compartilhar saberes com novas gerações. “É uma porta para o mundo e um meio de mostrar o trabalho dos primeiros fazedores de cinema”, celebra Gonzaga.
Serviço: Abertura do Cineclube Lula Gonzaga Segunda-feira (28), às 19h Espaço Jardim Nascente (Rua 13 de Maio, 99, Carmo, Olinda-PE) Entrada gratuita Informações: (81) 99630-9629 | Instagram: @jardimnascenteolinda