Na próxima terça-feira, 13 de maio de 2025, às 9h30, o município de Ipojuca será palco de uma importante reunião do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap). O evento ocorrerá no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro e contará com a participação da Auditoria Fiscal do Trabalho, que lidera a iniciativa. O objetivo é discutir o programa de Aprendizagem Profissional com empresas de Ipojuca e municípios vizinhos, abordando a importância do cumprimento das cotas de aprendizagem.
O Forap Itinerante, como é chamado o evento, tem como principal propósito aproximar o fórum das empresas localizadas fora do Recife. A iniciativa surgiu em 2019, com a realização da primeira reunião em Caruaru. Desde então, diversas cidades do estado já receberam a caravana do fórum, que busca esclarecer dúvidas sobre a legislação vigente e apresentar soluções para a contratação de aprendizes.
De acordo com a auditora fiscal do trabalho, Simone Brasil, coordenadora do tema no estado, a proposta do evento é oferecer uma oportunidade para as empresas tirarem dúvidas, ouvir representantes dos setores econômicos e aprofundar seus conhecimentos sobre a legislação relacionada à aprendizagem. “Queremos estar mais perto das empresas e ajudar a promover a contratação de jovens aprendizes”, afirmou Simone.
O evento é voltado para empresas de diferentes segmentos econômicos, que são obrigadas a cumprir as cotas de aprendizagem estabelecidas pela legislação. Para isso, a Auditoria Fiscal do Trabalho notificou 200 estabelecimentos nos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Sirinhaém. Além disso, representantes das prefeituras locais e de diversas instituições formadoras de aprendizagem, como o Sistema S (Senai, Senac, Senat, Senar), também foram convidados a participar.
O projeto do Forap Itinerante é uma das ações da Auditoria Fiscal do Trabalho para ampliar a conscientização sobre a Lei da Aprendizagem, que em 2025 completa 25 anos. Apesar de sua longevidade, ainda é desconhecida ou descumprida por mais de 40% das empresas de Pernambuco. No entanto, a resistência à contratação de aprendizes tem diminuído, principalmente em segmentos econômicos como vigilância e serviços terceirizados, que agora contratam mais jovens.
A aprendizagem, além de qualificar jovens para o mercado de trabalho, também é uma importante medida para a eliminação do trabalho infantil. “A aprendizagem visa oferecer uma formação qualificada e organizada para os adolescentes e jovens, contribuindo para a melhoria da qualidade da mão de obra e para a proteção dos direitos dos menores”, explicou a auditora Simone Brasil.
O evento é mais uma oportunidade para sensibilizar as empresas sobre a importância de cumprir a legislação e colaborar para a formação profissional de jovens em todo o estado. “A participação das empresas é essencial para que cursos sejam criados com foco nas suas necessidades de qualificação, o que, por sua vez, pode resultar em um aumento da produtividade”, completou Simone.
Serviço:
Forap Itinerante
Data: 13 de maio de 2025 (terça-feira)
Hora: 9h30
Local: Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, Ipojuca
Com informação da Assessoria