Ato em Recife marca Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres

Nesta segunda-feira (25), o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, movimentos sociais, organizações e a sociedade civil se reunirão em um ato público em Recife para denunciar as diversas formas de violência enfrentadas por mulheres e meninas no Brasil. A manifestação tem concentração marcada para as 16h em frente ao Shopping Boa Vista e contará com performances, disciplinas artísticas e falas de lideranças feministas.


De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, três em cada dez brasileiros já foram vítimas de violência doméstica, e uma mulher é violentada a cada 30 segundos no país. Feminicídios, agressões, ameaças e estupros figuram entre os crimes mais recorrentes. O ato também buscará chamar atenção para propostas legislativas considerando um retrocesso, como a PEC 164/2012, apelidada de “PEC dos Estupradores”, que ameaça restringir o direito ao aborto até mesmo em casos de estupro ou risco de vida.

“Queremos dar visibilidade às violências estruturais contra mulheres e meninas, especialmente as negras, indígenas, trans e periféricas, que são as mais atingidas por esse sistema opressor”, explica Nathalia Gomes, do SOS Corpo.

A programação incluirá uma vigília em homenagem às vítimas de feminicídio e outras violências, marcada pelo acendimento de velas e pela leitura de poesias. Durante o evento, grupos culturais, como a Batucada do Curumim, conduziram performances e instruções, reforçando a luta por direitos como a legalização do aborto e melhores condições de vida para as mulheres trabalhadoras.

“A violência é alimentada por um modelo patriarcal e racista que não nos permite viver plenamente. Estamos unindo forças para basta dizer!”, afirma Jô Menezes, organização da gestão Gestos.

O ato será encerrado com palavras de ordem e a reafirmação de pautas fundamentais: pelo direito à vida, ao corpo e à dignidade de todas as mulheres. A iniciativa integra uma mobilização nacional pelo fim da violência de gênero.

Data do Serviço
: 25 de novembro (segunda-feira)
Horário: Concentração às 16h
Local: Em frente ao Shopping Boa Vista, Recife

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima