Desde o dia 30 de novembro até esta segunda-feira (06), a Fundação Altino Ventura (FAV), em Pernambuco, registrou 92 atendimentos de pacientes com lesões oculares provocadas por armas que utilizam projetos de gel. Segundo a instituição, as lesões incluem lesões na córnea, inflamações e sangramentos, com potencial de evolução para complicações mais graves, dependendo da intensidade do impacto.
Os números preocupam especialistas, que destacam o risco de sequelas permanentes. “Essas lesões podem levar à perda parcial ou total da visão, caso não sejam planejadas e em tempo hábil”, alerta o oftalmologista José Luiz Silva, da FAV. O médico também destaca que, por serem brinquedos populares, muitas vezes manuseados por crianças, o risco de acidentes é ainda maior.
Os projetos de gel, geralmente usados em armas recreativas, são promovidos como “seguros”, mas, ao atingir a região ocular, podem causar traumas significativos. “O olho humano é extremamente sensível, e qualquer impacto pode trazer consequências graves. Esses danos não devem ser subestimados”, reforça o especialista.
A Fundação orienta que os pais se atentem ao uso desses dispositivos por crianças e adolescentes, evitando o especialmente inadequado ou sem proteção. Também é essencial que, em casos de acidentes, a busca por atendimento médico seja imediata.
Diante da gravidade da situação, a FAV reforça a importância de campanhas de conscientização e educação sobre o uso responsável desses dispositivos. “Estamos tratando de casos que poderiam ser evitados. É necessário que as pessoas entendam os riscos e tomem medidas preventivas”, afirma Silva.
Os danos registrados incluem desde casos leves, como danos superficiais, até casos mais críticos que desativam intervenções cirúrgicas. A instituição recomenda o uso de óculos de proteção e que os dispositivos sejam usados apenas por maiores de idade, em ambientes seguros e sob supervisão.
A preocupação com acidentes oculares aumenta com a proximidade do período de férias escolares e festas populares, momentos em que o uso de brinquedos como esses se intensifica. A Fundação Altino Ventura disponibiliza atendimento especializado em sua unidade de emergência, funcionando 24 horas por dia.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, a FAV pode ser contatada pelo telefone (81) 3302-4300 ou por meio de suas redes sociais.
* Com informação de Assessoria e imagem de Agência GOV/ EBC