O reconhecimento internacional concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2022, marcou o início de uma nova fase de avanços e modernização no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Asces-Unita, em Caruaru. Desde então, o serviço vem se consolidando como referência nacional em saúde bucal, ensino e pesquisa, com importantes conquistas que ampliam a qualidade do atendimento e fortalecem o papel social da instituição.
Entre as inovações mais recentes está a chegada de um moderno equipamento de raio-X panorâmico digital, cedido pelo Ministério da Saúde. A nova tecnologia oferece maior precisão nos diagnósticos, reduz o tempo de espera e aprimora a capacidade de atendimento, garantindo um cuidado mais ágil e integral aos pacientes atendidos pelo CEO.
Outro passo importante é o processo de informatização completa do serviço, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que integrará o Centro à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A medida tornará o fluxo de informações mais eficiente e seguro, beneficiando tanto os usuários quanto os estudantes e pesquisadores envolvidos nas atividades de ensino e extensão.
Esses avanços refletem o impacto do reconhecimento da OPAS, que classificou o CEO da Asces-Unita entre as sete experiências mais inovadoras em saúde bucal do Brasil. A certificação destacou o modelo integrado do serviço, que alia atendimento público gratuito, formação acadêmica, pesquisa e ações de prevenção, como o Projeto Asa Branca, voltado ao combate do câncer de boca.
De acordo com Eudes Lorena, coordenador do curso de Odontologia da Asces-Unita, a conquista simboliza mais que um reconhecimento institucional. “O selo da OPAS reafirma o papel social da Asces-Unita como universidade comunitária e consolida nosso curso de Odontologia como referência nacional em inovação e qualidade, mesmo sendo o mais antigo em funcionamento no interior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, destacou.
Atualmente, o CEO atende pacientes de 32 municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco, com serviços nas áreas de periodontia, cirurgia bucal, endodontia, diagnóstico e tratamento de lesões orais potencialmente malignas e pacientes com necessidades especiais. Em breve, o Centro também passará a oferecer odontopediatria, suprindo uma demanda regional crescente e ampliando o cuidado com o público infantil.
Com 66 anos de história e 20 anos de atuação do Centro de Especialidades, a Asces-Unita segue firme em seu compromisso de formar profissionais de excelência e oferecer um atendimento humanizado, integral e transformador, mantendo-se na vanguarda da saúde bucal no Brasil.
Com informação da Assessoria e imagem de Ascom Asces – Divulgação/ Carla Nogueira