A Fecomércio Pernambuco realiza, nesta segunda-feira (26), às 15h, a 5ª Reunião da Câmara Pernambucana dos Centros de Formação de Condutores (CPCFC), na Cobertura da Casa do Comércio, no bairro de Santo Amaro, Recife. O encontro contará com cerca de 100 convidados e terá a participação da vice-governadora Priscila Krause; da secretária da Mulher, Juliana Gouveia; do presidente do Detran-PE, Vladimir Lacerda; e do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto.
Durante o evento, será assinado um Termo de Compromisso entre a Fecomércio PE, a Secretaria da Mulher e o Detran-PE, visando à formação de 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social como instrutoras de trânsito. A parceria também prevê a oferta de 70 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) gratuitas, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
A iniciativa será implementada inicialmente em Recife, Caruaru e Petrolina, com mulheres já acolhidas por políticas públicas. Segundo o presidente da Fecomércio PE, Bernardo Peixoto, a ação reforça o papel do Sistema na promoção do desenvolvimento social e da empregabilidade por meio da educação profissional.
Ygor Valença, presidente do Sindcfc-PE e coordenador da CPCFC, destaca que o setor sofre com a escassez de instrutores, agravada pela migração de profissionais para aplicativos de transporte. “Queremos qualificar mulheres que enfrentam barreiras no acesso ao mercado, oferecendo alternativas viáveis de geração de renda e valorização da educação no trânsito”, afirma.
Outro ponto da reunião será a proposta de credenciamento do Senac PE como entidade formadora em cursos de habilitação e educação no trânsito, com apresentação da infraestrutura técnica da instituição.
Com informação da Assessoria e imagem de Makermidia