Sudene inicia o desenvolvimento de projetos para fortalecer a assistência social no Nordeste

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu início ao desenvolvimento dos projetos aprovados no edital Inova SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com foco no fortalecimento da assistência social para populações em situação de vulnerabilidade. A primeira reunião técnica de acompanhamento ocorreu recentemente em Recife (PE) e contou com a presença das quatro empresas vencedoras do certame.


O evento teve como objetivo apresentar as diretrizes para a execução bem-sucedida dos projetos e esclarecer dúvidas das empresas participantes. Teresa Oliveira, analista técnica e assistente social da Sudene, destacou que a expectativa é alta para os impactos e resultados das iniciativas, que devem trazer inovações para o Sistema Único de Assistência Social.

Durante o encontro, foi apresentado um cronograma de monitoramento, com propostas de visitas técnicas e orientações sobre a apresentação de resultados. As empresas também puderam alinhar as datas de início das ações e esclarecer pontos críticos para o bom andamento das propostas. “Estamos ansiosos para dar continuidade a esse projeto transformador”, disse Athos Sandes, Diretor Jurídico da Sênior Consultoria em Gestão Pública, uma das empresas participantes.

Os quatro projetos selecionados para o Inova SUAS apresentam abordagens inovadoras voltadas para a qualificação da gestão e dos serviços socioassistenciais no Nordeste. A Potere Social, primeira colocada, propôs a criação de indicadores qualitativos e um índice de qualidade para os CRAS e CREAS no Ceará, além de promover um seminário e publicações para disseminar os resultados. Já o Sênior Instituto trabalha na adaptação do PAIF às especificidades culturais das famílias quilombolas, respeitando suas tradições.

A Jungle Consultoria foca na qualificação dos registros e no uso de dados para aprimorar a vigilância socioassistencial nos municípios da região, enquanto a Green Code propõe soluções para melhorar a abordagem social, com ênfase na identificação e coleta qualificada de dados dos usuários.

Os projetos selecionados receberão um total de R$ 730 mil em investimentos, com o objetivo de ampliar o impacto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios da região Nordeste. A iniciativa é uma parceria da Sudene com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A expectativa é que, ao longo de um ano, essas soluções inovadoras tragam melhorias significativas para as populações em situação de vulnerabilidade social e contribuam para o aprimoramento do SUAS no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima