O Cinema São Luiz inicia uma nova fase a partir deste fim de semana com a chegada do jornalista e cineasta Pedro Severien como programador. Com 25 anos de trajetória no audiovisual, Severien assume o posto antes ocupado por Luís Fernando Moura e traz na bagagem uma extensa experiência como roteirista, diretor, professor e curador.
Dentre seus trabalhos mais reconhecidos estão os filmes “Canção para minha irmã”, vencedor do Festival do Rio Novos Rumos, e “Loja de Répteis”, premiado com três Candangos no Festival de Brasília. Outras produções, como “Todas as cores da noite” e “Fim de semana no paraíso selvagem”, já passaram por festivais de destaque no Brasil e no exterior, consolidando seu nome na cena cinematográfica.
Além de sua produção audiovisual, Severien se define como um ativista do cinema pernambucano e destaca que seu trabalho vai além da realização de filmes, envolvendo também curadoria, cineclubes e atividades formativas. “O São Luiz não é apenas um prédio histórico. Ele é um espaço vivo, que acolhe o público e prioriza o cinema brasileiro e pernambucano”, afirma o novo programador.
A Superintendente de Equipamentos Culturais da Fundarpe, Valkíria Dias, reforça a importância do São Luiz para o audiovisual e celebra a chegada de Severien ao cargo. “Manter este cinema ativo é fundamental para a cultura e memória do estado. Trazer Pedro para a curadoria é um passo importante na valorização desse espaço”, destaca.
A programação do São Luiz segue com três eixos principais: Cinema Brasileiro de Todos os Tempos, que revisita clássicos nacionais; Cinema São Luiz Apresenta: Pré-Estreia, trazendo lançamentos em primeira mão; e Cinema para a Criança, dedicado ao público infantil, sempre aos domingos pela manhã.
Com a missão de dar continuidade ao legado do cinema e de seus antigos programadores, Severien pretende inovar e ampliar a participação da sociedade na construção da curadoria. “O São Luiz é um espaço de acolhimento e diversidade, e minha intenção é somar a esse projeto transformador”, conclui o cineasta.
Os ingressos para o final de semana custam R$ 5 (meia para todos).
Com informação da Assessoria