Seis estudantes do Mediotec Senac Recife conquistaram a etapa regional do NASA Space Apps Challenge 2024, uma das maiores competições de programação do mundo. A equipe Fulô de Mandacaru, composta por Heitor Sette, Lucca Spinelli, Camilla Uchôa, Jackis Yuri, João Vitor e Daniel Dantas, desenvolveu o projeto Florescer, focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O anúncio da vitória ocorreu na noite desta quinta-feira (10), durante cerimônia no Babylon Station, no Paço Alfândega, Recife Antigo. O projeto Florescer é uma plataforma online que busca apoiar professores e conscientizar alunos sobre os ODS, incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o mercado de trabalho.
“A equipe inteira está extasiada. É surreal para nós, que estamos no 2° e 3° ano do ensino médio. Essa conquista mostra todo o empenho que colocamos no projeto”, comenta Camilla Uchôa, CEO da equipe. Ela destacou ainda a felicidade de ver o trabalho reconhecido em uma competição de grande porte.
Como parte da premiação, os alunos ganharam um curso de empreendedorismo espacial da Academia do Espaço, seis meses de inglês na plataforma Becourse, e uma imersão com a equipe da NASA em uma trilha de natureza. Além disso, visitarão a NTTData, gigante de consultoria em TI e negócios, cuja sede brasileira fica no Bairro do Recife.
Para os professores que orientaram o grupo, Ivo Leonardo Vila e André Nascimento, a vitória é resultado de muito esforço e confiança no potencial dos alunos. “Sempre acreditei no potencial deles”, disse Ivo. “Ver esse reconhecimento é uma enorme satisfação”, completou André.
A coordenadora do Mediotec Senac Recife, Leda Laura Campos, enfatizou o impacto da participação na maratona. “Essa experiência vai além do prêmio. Ela projeta nossos alunos para o futuro, conectando talento e colaboração em prol de carreiras promissoras”, afirmou.
A equipe Fulô de Mandacaru agora avança para a competição global, com o resultado final previsto para 29 de outubro. Caso sejam finalistas, os estudantes terão a oportunidade de visitar a NASA, nos Estados Unidos, no início de 2025.
* Com informação e imagem de Assessoria