Universidade Federal de Pernambuco festeja quase dois séculos de ensino e inovação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) completa, no dia 11 de agosto, 198 anos desde a fundação da Faculdade de Direito do Recife (FDR), seu curso mais antigo e referência histórica no ensino jurídico brasileiro. Fundada em 1827, a FDR é um dos pilares da UFPE, que ao longo dos anos tem se destacado pela excelência em ensino, pesquisa e inovação. Hoje, a universidade reúne uma comunidade acadêmica com cerca de 35 mil estudantes, entre graduação e pós-graduação, 3 mil professores e 4 mil servidores técnico-administrativos.


Atualmente, a UFPE está presente em três campi — Recife, Vitória e Caruaru — e oferece 105 cursos de graduação. Em breve, amplia sua atuação com a implantação de um novo campus em Sertânia, no Sertão pernambucano, onde quatro novos cursos iniciarão as atividades já em setembro deste ano. Para comemorar a data, será lançado um selo comemorativo.

A celebração já começou no dia 6 de agosto com um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPE no Teatro Santa Isabel. No próprio dia 11, às 9h, será realizada uma missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local que recebeu as primeiras turmas do curso jurídico e que representa um marco histórico para a instituição.

Ainda na noite do aniversário, às 18h, haverá visitação à exposição “A Faculdade de Direito do Recife retratada em textos e imagens”, no hall principal da FDR. A mostra, aberta até o dia 22 de agosto, apresenta documentos históricos que remontam a trajetória da faculdade e pode ser visitada das 7h30 às 20h.

Às 18h30, no Salão Nobre da FDR, será realizada uma cerimônia que reúne três momentos simbólicos para o Direito no Brasil: o aniversário dos cursos jurídicos nacionais, o lançamento do Projeto 200 Anos da FDR e a formalização do retorno do Instituto dos Advogados de Pernambuco ao prédio da faculdade, onde o instituto foi fundado há mais de 170 anos.

No dia 12, às 17h, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea receberá o Coro de Câmara de Campina Grande, que apresentará o ciclo Cancioneiro Atlântico, do compositor Danilo Guanais. Reconhecido nacional e internacionalmente, o grupo destaca a música brasileira e nordestina em sua turnê “Vozes Ancestrais”, apoiada pela Funarte via Projeto Pixinguinha. Sob a regência do maestro Vladimir Silva, a apresentação terá entrada gratuita.

A celebração dos 198 anos da UFPE reforça o compromisso da universidade com a educação de qualidade e sua contribuição para o desenvolvimento cultural, social e científico do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima