TRE-PE realiza mutirão para coleta biométrica e emissão do primeiro título

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promove, nesta quinta (6), sexta (7) e sábado, dia 8 de novembro, um mutirão de atendimento ao eleitor em todo o estado. A ação será realizada nas 10 Centrais de Atendimento ao Eleitor, 86 cartórios eleitorais e 30 postos de atendimento biométrico. A iniciativa marca o período de seis meses que antecede o fechamento do cadastro eleitoral, previsto para 6 de maio de 2026, e tem como foco ampliar a coleta biométrica e estimular a emissão do primeiro título entre jovens.


Durante o mutirão, o atendimento será ampliado em duas horas: das 8h às 16h, de quinta-feira a sábado, sendo que normalmente se encerraria às 14h. As unidades têm capacidade de atender até 11 mil eleitores por dia na modalidade presencial. Além da biometria e do primeiro título, estarão disponíveis serviços como transferência de domicílio, regularização de cadastro e atualização de dados. O TRE-PE alerta para a importância de não deixar pendências para a última hora.

Atualmente, Pernambuco tem 989.454 eleitores sem registro biométrico, o que representa 14,02% do eleitorado, que é de 7.055.348 pessoas. Jaboatão dos Guararapes é o município com maior número de eleitores sem biometria: 53,13% dos votantes ainda não realizaram a coleta. Na cidade, o mutirão contará com unidades na Central de Atendimento ao Eleitor, Agência do Trabalhador, Curado, Cavaleiro, igreja Matriz de Santo Amaro e no Shopping Guararapes, que funciona em horário diferenciado.

Por faixa etária, a maior concentração de eleitores sem biometria está entre 21 e 24 anos, com 218.411 pessoas, devido à flexibilização da coleta durante a pandemia entre 2020 e 2022. A coleta biométrica garante mais segurança, agilidade e transparência nas eleições, evitando fraudes e filas, já que a identificação do eleitor ocorre pela digital, única e exclusiva de cada pessoa.

Além de benefícios eleitorais, a biometria pode ser utilizada por instituições públicas para concessão de benefícios sociais e programas de renda, como o INSS e o governo federal. Segundo o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, “essa é uma ação que une tecnologia, cidadania e democracia; cada pessoa que faz a biometria contribui para fortalecer a confiança no processo eleitoral”.

O mutirão também integra a campanha nacional do TSE “Votar é a nossa cara”, voltada a jovens de 15 a 17 anos para incentivar o primeiro título. Influenciadores digitais e conteúdos especiais nas redes sociais aproximam a Justiça Eleitoral desse público. Mesmo que o voto ainda não seja obrigatório para essa faixa etária, a campanha reforça que tirar o título é uma oportunidade de exercer a cidadania e participar das decisões políticas do país.

Alguns serviços, como atualização de dados, mudança de domicílio ou emissão de certidão, estão disponíveis on-line, desde que o eleitor já tenha biometria cadastrada. Pessoas com deficiência podem atualizar o cadastro para votar em seções com acessibilidade. Os agendamentos para o mutirão podem ser feitos pelo site do TRE-PE. Para verificar a situação da biometria, o eleitor deve acessar o Autoatendimento Eleitoral e clicar em Título Eleitoral.

O TRE-PE reforça que a participação da população é fundamental para garantir um processo eleitoral seguro, rápido e transparente, beneficiando tanto a democracia quanto a cidadania. Dúvidas podem ser esclarecidas pela atendente virtual Júlia ou pelo Disque Eleitor, pelo telefone (81) 3194 9400.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima