O impacto da nova taxação imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros será o foco do quadro Senado em Pauta do programa Rádio Mulher, nesta quarta-feira (17), às 8h, na Rádio Comunitária Calheta FM 98,5. Com apresentação da educomunicadora Sandra Oliveira, a edição contará com a participação da senadora Teresa Leitão e da cientista política Priscila Lapa, além da mediação de Izabel Santos, coordenadora geral do Centro das Mulheres do Cabo.
A taxação já tem afetado a economia brasileira, especialmente empresas e produtoras em diferentes escalas, o que acende um alerta sobre os impactos diretos na vida das mulheres, que já enfrentam desigualdades no mercado de trabalho. “As mulheres ainda ocupam os postos mais precarizados, ganham menos e têm menos acesso a cargos de liderança”, destaca Izabel.
Segundo estudo da Diversitera, divulgado pela revista Exame, apenas 35% dos cargos de alta liderança em empresas são ocupados por mulheres, enquanto elas representam 70% das funções operacionais, como recepção e limpeza. Os dados foram coletados entre 2022 e 2025 em mais de 70 empresas de 17 setores.
A proposta do programa é refletir como decisões econômicas globais reverberam na realidade local e nas desigualdades de gênero. O Rádio Mulher é uma realização do Centro das Mulheres do Cabo, que completa 20 anos em 2025, com apoio de organizações como ActionAid Brasil, Fundo Malala, Fundação OAK, Freedom Fund e AMARC. A transmissão também acontece ao vivo pelo Facebook e Instagram da entidade.
O público pode participar ao vivo com perguntas e comentários durante o programa.
Com informação da Assessoria e imagem de Divulgação/ Rafael Negrão