Startup atrai mulheres para capacitação em Tecnologia durante o Rec´n Play

A startup Télos deu início ao projeto “Vem pra Neuro, Mulher!”, uma iniciativa que visa atrair e capacitar mulheres do Grande Recife para o mundo da tecnologia. O lançamento oficial aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, durante o Festival Rec´n Play, realizado no Bairro do Recife. O projeto, em parceria com a Neurotech e o Porto Digital, oferece uma capacitação gratuita voltada para o universo de dados e Inteligência Artificial (IA), com foco na formação de profissionais que estarão preparadas para ingressar no mercado de trabalho ao final do curso.

O programa, que terá duração de seis meses, será ministrado de forma digital, com aulas gravadas e ao vivo em uma plataforma gamificada. A capacitação está aberta a mulheres de todas as áreas e níveis de experiência, com requisitos simples: ser maior de 18 anos e ter o ensino médio completo. Inicialmente, 100 vagas estão disponíveis para o curso, sendo que 30 serão ocupadas pela própria Neurotech e as demais por empresas parceiras.

A ação tem como objetivo preencher uma lacuna importante no mercado de tecnologia, onde apenas 26% das vagas são ocupadas por mulheres, e ainda menos por mulheres negras, que representam apenas 1,3% dos cargos no setor, de acordo com a ONG PretaLab. A Télos, por meio deste projeto, pretende democratizar o acesso à tecnologia e promover a inclusão e a capacitação contínua, contribuindo para um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.

O lançamento do “Vem pra Neuro, Mulher!” ocorreu na quinta-feira (7), às 14h45, na Arena Embarque do Festival Rec´n Play, com um bate-papo sobre “Democratizando a IA Generativa”, conduzido pela CEO da Télos, Gabriella Ribeiro. Ela destacou a importância de aumentar a participação feminina no setor de tecnologia, especialmente entre as mulheres negras, ainda sub-representadas.

Além disso, a Télos é uma startup dedicada a impulsionar a inovação e inclusão através do uso de IA, com dois principais produtos: o Télos DiversiTech, voltado à capacitação e inclusão social na área de tecnologia, e o Télos Genius IA, uma plataforma para ajudar empresas a transformar digitalmente seus processos.

O projeto busca não apenas aumentar a diversidade no mercado de tecnologia, mas também promover ambientes corporativos mais inclusivos, onde mulheres possam atuar e crescer profissionalmente.


Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima