A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com a Secretaria de Administração (SAD), anunciou que, a partir da próxima terça-feira (19), as unidades do Expresso Cidadão em Pina, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro se tornarão pontos de entrega das carteiras de fibromialgia. O documento, que garante atendimento prioritário em órgãos públicos e privados, será destinado inicialmente a 430 pessoas cadastradas no censo da SES-PE até 14 de novembro.
Os beneficiários foram comunicados por mensagens via SMS e WhatsApp com orientações sobre o local de retirada. Para receber o documento, basta apresentar a identidade. Além do titular, pais ou procuradores com documentação válida também estão autorizados a retirar a carteira.
No Recife, as carteiras serão entregues exclusivamente no Expresso Cidadão do Pina, localizado no Shopping RioMar. Já para os moradores do interior, a retirada deve ser feita na unidade do Expresso Cidadão do município de residência. Nas cidades sem unidades, a entrega será organizada pelas secretarias municipais de saúde, com suporte das Gerências Regionais de Saúde (GERES).
Bruna Dornelas, secretária executiva de Regulação em Saúde, destacou que a iniciativa visa tornar o processo mais acessível e confortável. “Essa parceria reflete o comprometimento do Governo Raquel Lyra em facilitar a vida da população. Nosso objetivo é entregar mais 500 carteiras até o início de dezembro”, afirmou.
Ana Maraíza, titular da SAD, reforçou a importância da ação. “É um avanço para o Programa Expresso Cidadão, que oferece comodidade e contribui para políticas públicas inclusivas”, disse. Já Renata Andrade, gerente geral do Expresso Cidadão, comemorou a oportunidade de expandir os serviços e ajudar na inclusão digital para quem ainda enfrenta dificuldades tecnológicas.
Além da entrega das carteiras, o Expresso Cidadão passará, a partir do dia 29, a apoiar o preenchimento do censo da fibromialgia, incluindo a digitalização e envio de documentos. A SES-PE anunciou que o aplicativo do censo foi atualizado para facilitar o processo de inscrição e escolha das unidades de retirada nas regiões metropolitanas.
A iniciativa reforça a missão do Expresso Cidadão de ampliar o acesso a serviços essenciais e fortalecer a integração entre áreas do governo, promovendo mais qualidade de vida para os pernambucanos.
* Com informação de Assessoria e imagem de Divulgação/ Maíra Arrais (SES-PE)