A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) divulgou o regulamento da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá em 13 de março de 2025, no Recife. Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o evento visa criar propostas para subsidiar a Política Nacional sobre Mudança do Clima e eleger delegados para a Conferência Nacional do Meio Ambiente.
O regulamento, disponível no site oficial da Semas-PE ( https ://semas .pe .gov .br /5a -conferencia -estadual -de -meio -ambiente/ ), detalha os eixos temáticos, regras de participação e as etapas preparatórias . Os cinco eixos principais são: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.
Para participar da conferência estadual, os específicos devem integrar pelo menos uma etapa preparatória, que pode ser uma conferência municipal, convocada pelas prefeituras até 26 de dezembro de 2024, ou uma conferência livre. Estas últimas serão organizadas por entidades civis, instituições acadêmicas ou movimentos populares podem até 16 de janeiro de 2025, mediante chamada pública realizada por pelo menos três organizações que atendam às exigências da Portaria nº 1.079.
Conferências municipais, intermunicipais e livres deverão ser realizadas até 26 de janeiro de 2025. Após essa etapa, a Comissão Organizadora Estadual divulgará o local do evento estadual.
Rosália Vasconcelos, gerente geral de Educação Ambiental da Semas, ressalta a importância da participação ampla: “As mudanças climáticas impactam todas as camadas sociais. Contamos com o engajamento de todos os setores para construir estratégias conjuntas de enfrentamento.”
A conferência promete ser um marco para o fortalecimento das ações climáticas no estado e para a mobilização de diversos segmentos da sociedade na busca de soluções efetivas e justas.
* Com informação da Assessoria e imagem do Portal da SEMAS-PE