O vereador Samuel Salazar (MDB) foi reconduzido à presidência da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal do Recife e eleito vice-presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), consolidando seu protagonismo em dois dos colegiados mais estratégicos da Casa José Mariano. As eleições ocorreram durante as reuniões de instalação das comissões, na última quinta-feira (9).
Na CFO, Salazar destacou o papel da comissão para o desenvolvimento econômico e social do Recife. “É com muita alegria que fomos reconduzidos à presidência deste espaço tão importante para a gestão pública. Agradeço ao presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e aos colegas pela confiança”, afirmou. A CFO é responsável pela análise de projetos que impactam as contas do município e pela avaliação de peças orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). O colegiado é composto por Hélio da Guabiraba (PSB), vice-presidente, Fred Ferreira (PL), Osmar Ricardo (PT) e Chico Kiko (PSB).
Já na CLJ, presidida por Rinaldo Júnior (PSB), Salazar assume a vice-presidência. Ele destacou a importância da comissão para garantir a juridicidade das propostas em tramitação. “Seguiremos com responsabilidade para assegurar que os projetos atendam ao interesse público”, afirmou.
Além das novas funções nas comissões, Samuel Salazar comemorou a aprovação do Projeto de Lei nº 01/2025, que reestrutura a administração pública do Recife. O texto, aprovado com 25 votos favoráveis, segue para sanção do prefeito João Campos (PSB) e prevê modernizações como a centralização de processos de licenciamento e a criação de políticas públicas inclusivas.
“O projeto representa um marco para a eficiência da máquina pública, sem comprometer o equilíbrio fiscal”, destacou Salazar. Segundo ele, o município está em posição confortável no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, com despesas de pessoal representando apenas 41,62% da Receita Corrente Líquida, abaixo do limite de alerta da legislação. “Estamos prontos para avançar em novas transformações sociais e urbanas”, concluiu.
As comissões da Câmara têm papel central na formulação de políticas públicas e no funcionamento do legislativo, reafirmando o compromisso do vereador com a melhoria da qualidade de vida no Recife.
* Com informação da Assessoria e imagem de Tárcio Porfirio/ Divulgação