Projeto Escolas Seguras lança site com balanços da educação em Pernambuco

O Projeto Escolas Seguras e Acolhedoras para Meninas e Jovens Mulheres de Pernambuco (ESA) acaba de lançar um site com os balanços da Meta 2 dos Planos Municipais de Educação (PMEs) das cidades de Mirandiba, Ouricuri e Cabo de Santo Agostinho. Os estudos analisam o acesso e permanência no Ensino Fundamental a partir de recortes de gênero, raça, etnia e território.


A iniciativa é fruto de um trabalho coletivo com foco na promoção de uma educação pública, laica, antirracista e não sexista. O objetivo é contribuir para o enfrentamento das desigualdades que afetam principalmente meninas e jovens mulheres negras, quilombolas, indígenas, periféricas, do campo e em situação de vulnerabilidade.

O lançamento do site ocorre em um momento estratégico, em que o novo Plano Nacional de Educação (PNE) está em discussão no Congresso Nacional. A proposta deve impactar diretamente os planos estaduais e municipais, cuja vigência atual se estende até dezembro de 2025.

Os estudos foram construídos de forma participativa, com escuta ativa de educadoras, gestoras, estudantes e movimentos sociais dos três municípios. Também foram utilizados dados do Censo Escolar do INEP/MEC (2022 e 2023) e do Censo Demográfico do IBGE (2022).

O projeto ESA é realizado pelo Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), a Ong Caatinga e o Centro das Mulheres do Cabo (CMC). Em Mirandiba, conta ainda com a parceria da Articulação Social das Comunidades Quilombolas (ASCQUIMI), e tem apoio do Fundo Malala.

O site é um convite à mobilização social pela garantia do direito à educação com equidade. Os balanços podem ser acessados em: https://sites.google.com/view/escolas-seguras/página-inicial, ou nas redes sociais @escolas.seguraspe.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima