Entre os dias 21 e 28 de agosto, Pernambuco realiza a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, com o tema “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito a Menos!”. A edição deste ano marca a primeira década da LBI (Lei nº 13.146/2015) e pretende alcançar milhares de pessoas em toda a região.
A programação inclui atividades educativas, culturais, participativas e ações de fortalecimento de políticas públicas, envolvendo o Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e sertão pernambucano.
De acordo com Marcos Gervasio, superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, a iniciativa é uma oportunidade de diálogo e ação concreta com a população. “Chegar aos 10 anos da LBI é um marco que nos convoca a avançar cada vez mais, com a reafirmação dos direitos”, destacou.
A Semana é organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), em parceria com secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, além de conselhos, prefeituras, escolas e entidades da sociedade civil.
A secretária da SJDH reforça a transversalidade da ação: “Estamos falando de educação, saúde, trabalho, cultura e participação social em um só movimento. Celebrar os 10 anos da LBI é reconhecer conquistas e renovar o compromisso com nenhum direito a menos”.
A programação começa na quinta-feira (21) com a ação BPC na Escola, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, em Caruaru, das 8h às 17h, e com a exposição “Cores, formas e sentidos: artes sem fronteiras” na Escola Especial Ulisses Pernambucano.
Também na quinta, acontece a abertura oficial da Semana na GRE Agreste Meridional, em Garanhuns. Na sexta-feira (22), haverá recreação “Pais e Filhos” no CAEEG, durante a manhã.
No sábado (23), a Arena da Inclusão ocorre na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, das 8h às 16h, com entrega de carteiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e PE Livre Acesso.
Na segunda-feira (25), o Dia D de Inclusão disponibiliza serviços como vagas de emprego, orientação de currículo, MEI e palestras sobre direitos das pessoas com deficiência, na Casa do Trabalhador, em Recife. No mesmo dia, ocorrem apresentações culturais e palestra sobre primeiros socorros em Garanhuns, e a culminância da Semana em Carpina.
Na terça-feira (26), gestores municipais participam de fórum em Pombos, e o 1º Congresso do CAEEG acontece em Garanhuns. Ainda na terça, há culminância do Agosto Literário em Carpina.
Quarta-feira (27) terá palestra na OAB de Caruaru, ações culturais no CEIUP e oficina de participação social na UNIT Recife, que segue também na quinta-feira (28). Caminhadas da inclusão acontecem em Canhotinho e Garanhuns, além de diálogos com mães atípicas e palestras sobre acessibilidade em Ipojuca e Recife.
Na sexta-feira (29), o Encontro Estadual de Coordenadores de Serviços de Reabilitação encerra a programação em Recife.
A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência reforça o compromisso do governo de Pernambuco com uma sociedade mais inclusiva, promovendo direitos, acessibilidade e cidadania, celebrando os 10 anos da LBI e incentivando a reflexão e a ação social em todo o estado.
Com informação da Assessoria e imagem de Wagner Ramos/ Prefeitura do Recife