A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande (Sesau) realizou, na última sexta-feira (12), uma pré-conferência de saúde com integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e teve como foco ouvir as demandas das comunidades rurais, em preparação para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 30 de julho, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Com o tema “Cuidar da Saúde de nossa gente: desafios e compromissos para um SUS forte e humanizado”, a reunião reuniu representantes de conselhos e da gestão municipal para debater os desafios enfrentados por quem vive no campo. A proposta é construir, a partir das escutas, uma pauta mais próxima da realidade dos moradores da zona rural.
Segundo Bergson Pereira, coordenador de Planejamento em Saúde da Sesau, as informações coletadas irão subsidiar as propostas da conferência. “Estamos ouvindo as lideranças para entender as reais necessidades da população rural e garantir que a conferência represente todos os territórios do município”, explicou.
Para Regivando Siqueira, que integra os conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Saúde, o momento é fundamental para garantir representatividade. “É uma escuta necessária. A comunidade precisa desse espaço para propor mudanças e melhorar a saúde básica”, afirmou.
Francisco Nailton, presidente do Conselho Municipal de Saúde, destacou que as pré-conferências são importantes instrumentos de diálogo entre o poder público e a população. “Estamos construindo essa pauta coletivamente. No dia 30, todas essas propostas estarão presentes na programação da conferência”, disse. Nailton adiantou ainda que a Sesau promoverá outras escutas nas regiões do Açude Saco e Malhada Real nos próximos dias.
Com informação de Assessoria e imagem de Santiê Comunicação