Pernambuco lança ações especial pelos 21 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) deu início às ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha internacional adaptada ao Brasil, que começa em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha visa conscientizar a sociedade sobre a violência de gênero, promover a igualdade e fortalecer os direitos humanos.


As atividades em Pernambuco aconteceram no dia 19 de novembro, com um webinário que reuniu gestores municipais para detalhar o cronograma. Desde então, já foram realizadas ações em parceria com outras secretarias, como o Departamento de Polícia da Mulher, no Shopping RioMar, e o Centro Integrado de Defesa Social (CIODS), com atendentes do serviço 190. Também foram realizadas atividades no presídio feminino Bom Pastor, no Engenho do Meio.

A programação segue com seminários, palestras e workshops, abrangendo públicos diversos. Entre as iniciativas previstas estão formações para motoristas de ônibus, síndicos, administradores de condomínios e funcionários do Expresso Cidadão. As atividades incluem ainda seminários voltados para travestis e mulheres trans, além de ações educativas em blitze promovidas em vários municípios do estado.

O Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, em 25 de novembro, terá destaque especial na campanha. Um dado foi escolhido em memória das irmãs dominicanas Mirabal, assassinadas em 1960 por se oporem à ditadura de Rafael Trujillo. A campanha, criada em 1991 pelo Centro de Liderança Global das Mulheres, busca mobilizar a sociedade para prevenir e combater todas as formas de violência contra as mulheres.

No Brasil, o período foi ampliado para englobar o Dia da Consciência Negra, reforçando a interseccionalidade entre raças e gênero na luta contra a violência. Segundo dados da ONU Mulheres, o Brasil apresenta índices preocupantes de feminicídio e violência de gênero, o que reforça a importância da campanha para mobilizar governos, organizações e cidadãos em defesa dos direitos das mulheres.

Com uma ampla agenda distribuída por todas as regiões do estado, a SecMulher-PE espera alcançar diferentes setores da sociedade, fomentando debates e promovendo ações práticas para a construção de um ambiente mais seguro e inclusivo para mulheres de todas as idades e contextos sociais.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima