Parceria entre Iterpe e INCRA busca soluções para conflitos agrários em Pernambuco

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo, participou de uma Reunião da Mesa Estadual de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária Quilombola. Representando o Iterpe e o Secretário Chefe da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, Cleodon destacou o compromisso do Governo de Pernambuco em fortalecer o diálogo entre órgãos governamentais e sociedade civil para avançar na titulação de territórios quilombolas.


Entre os temas debatidos no encontro, foram a busca por soluções para os processos de regularização fundiária junto ao INCRA, a integração de políticas públicas de reforma agrária e a gestão de conflitos nos territórios. Na ocasião, Cleodon informou que a governadora Raquel Lyra determinou a meta de entregar 10 mil títulos de propriedade até 2026. “Estamos finalizando um Termo de Cooperação com o INCRA para atuar conjuntamente na regularização fundiária e na solução de conflitos agrários no estado”, afirmou o presidente do Iterpe.

Além disso, Cleodon destacou o acesso ao crédito fundiário como uma das principais ferramentas para viabilizar a compra de imóveis rurais por agricultores com pouca ou nenhuma terra, promovendo o desenvolvimento sustentável no campo.

Em outro esforço, Iterpe e a PERPART firmaram parceria para acelerar a regularização fundiária rural e urbana. Em reunião com Francisco Amaral, presidente da PERPART, foram traçadas estratégias para ampliar a entrega de rumos de propriedade e garantir a segurança jurídica às famílias. “Com apoio do governador, estamos intensificando as ações para levar dignidade e esperança a quem espera há anos pelo título de propriedade”, destacou Cleodon.

A regularização fundiária não oferece apenas segurança jurídica, mas também possibilita acesso a créditos e financiamentos, estimulando práticas agrícolas responsáveis. Participaram das reuniões Ivison Silva, gerente de Ações Fundiárias do Iterpe; Ícaro Tenório, diretor executivo de Gestão de Ativos; e Nyedson de Oliveira, gerente geral de Regularização Fundiária e Imobiliária.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima