Parceria entre GAC-PE, Unidade-PE e Fits leva saúde e informação ao Parque Santana

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), realizado neste sábado (23), será marcado por uma ação especial no Parque Santana, na Zona Norte do Recife. O evento, promovido pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), o Centro Universitário Tiradentes (Unidade-PE) e a Faculdade Tiradentes (Fits), contará com atendimento ao público e atividades recreativas, a partir das 8h.


Médicos oncologistas pediátricos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, juntamente com estudantes de Medicina das instituições, prestarão orientações sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A busca iniciativa conscientiza a população sobre a importância do diagnóstico precoce, fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

“Será um momento esclarecedor, que pode salvar vidas ao identificar sinais silenciosos do câncer. É um serviço gratuito e essencial para combater essa realidade que ainda atinge tantas crianças”, destaca Vera Morais, oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE.

Além das orientações médicas, a ação incluirá atividades lúdicas para as crianças, com brincadeiras e atividades. O reitor da Unidade-PE e diretor da Fits, Prof. Diogo Galvão, ressalta o compromisso das instituições com a responsabilidade social. “Essa parceria com o GAC-PE reflete nosso objetivo de formar cidadãos conscientes e engajados no serviço à comunidade.”

O GAC-PE atua há 27 anos oferecendo suporte a crianças e adolescentes com câncer. Com uma média de 70 atendimentos diários, a organização mantém uma parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz para diagnósticos e tratamentos por meio do Centro de Oncohematologia Pediátrica.

Uma das principais campanhas do GAC-PE é o programa “Fique Atento: pode ser câncer!”, que completou 20 anos em 2024 e já capacitou mais de 20 mil profissionais de saúde em Pernambuco. O presidente da instituição alerta sobre a necessidade de atenção aos sinais de doença, muitas vezes confundidos com problemas comuns da infância, como febre persistente, cansaço extremo ou alterações visíveis na saúde da criança.

O evento fortalecerá a luta por políticas públicas que garantam atenção integral aos pacientes infantojuvenis. Para mais informações, os organizadores disponibilizam contatos diretos: João Farias (81) 99981-7748 e Laércio José (81) 99962-0199.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima