Diante do crescimento da população idosa em Pernambuco, a organização não governamental Giral, com sede em Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte do estado, vai promover, pela primeira vez, um curso gratuito de cuidador de idosos. As inscrições abertas estão até o dia 14 deste mês e podem ser realizadas presencialmente na sede da ONG, localizada na Rua Lúcia Maria de Moura Souza, nº 148, bairro Santa Felicidade, ou pelo link https://forms.gle / AZXqAd6nf7SAsbVZ6 .
A iniciativa surge em um contexto de envelhecimento da população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos pernambucanos aumentou de 68,3 anos em 2000 para 75,3 anos em 2023. Nesse período, a proporção de idosos no estado subiu de 15,1% para 22,5%. Com essa mudança demográfica, cresce também a demanda por profissionais capacitados para atuar no cuidado com a terceira idade. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) indicam que, em 2023, havia cerca de 840 mil cuidadores de idosos remunerados no Brasil, um aumento de 15% em relação a 2019.
O curso promovido pela Giral terá aulas aos sábados, a partir do dia 15 de fevereiro, e busca preparar os participantes para atuar no cuidado com idosos de forma humanizada e habilidades. Além disso, os alunos inscritos poderão ter a oportunidade de trabalhar no Projeto Vida Feliz, que presta assistência a mais de 130 idosos na região.
Com a iniciativa, a ONG pretende capacitar profissionais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população idosa em Glória do Goitá e arredores. A ação também pode representar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, considerando a crescente demanda por cuidadores em todo o país.
* Com informação da Assessoria e imagem de Banco de Imagem – @delihayat/ iStock