O compromisso com a inclusão de mulheres no setor tecnológico foi reafirmado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) neste sábado (26), durante a abertura da terceira edição do Tech Woman, realizada no Recife Expo Center. O evento, voltado exclusivamente ao público feminino interessado em ingressar ou se desenvolver na área de tecnologia, reuniu cerca de duas mil mulheres em um dia de palestras, mentorias e capacitações.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, esteve presente no evento e destacou a importância da promoção da equidade de gênero no setor. Primeira mulher a comandar o MCTI, ela enfatizou o desafio e a responsabilidade de implementar políticas públicas que incentivem a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). “Tem que fazer jus a essa possibilidade de desenvolver políticas públicas assertivas, que incentivem e façam, de maneira afirmativa, a participação de meninas e mulheres”, afirmou.
Entre as ações destacadas pela ministra está o programa Futuras Cientistas, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), voltado para alunas de escolas públicas. Segundo Luciana, 73% das participantes do programa conseguiram aprovação no ENEM, muitas delas direcionadas para cursos de STEM.
Outras iniciativas do MCTI incluem apoio a startups lideradas por mulheres, chamadas públicas exclusivas para projetos coordenados por pesquisadoras e programas de empreendedorismo feminino em tecnologia.
O Tech Woman também se diferencia por sua estrutura inclusiva, oferecendo transporte gratuito para mulheres de outras cidades, área kids para mães participantes e vagas gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Esse ano, o Tech Woman triplica a infraestrutura. Aumentamos os palcos e os espaços porque a mulher precisa se ver na tecnologia e entender que esse também é seu lugar”, afirmou Laís Xavier, fundadora do evento.
O encontro oferece trilhas de aprendizado para diversos perfis, desde iniciantes até especialistas que desejam se aperfeiçoar tecnicamente e emocionalmente. Mais que um evento, o Tech Woman se consolida como um movimento de transformação e protagonismo feminino no universo tecnológico.
Com informação da Assessoria e imagem de Divulgação/ Diego Galba – MCTI