Na última quinta-feira (7), o deputado estadual Doriel Barros (PT), único parlamentar quilombola da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), participou da mesa “Raízes e Reverberações: reconhecendo mulheres negras”, promovida como parte da 2ª Jornada Alepe Antirracista. O evento, que ocorre ao longo desta semana, visa aprofundar debates sobre o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no estado e no país.
Durante sua participação na mesa, Doriel Barros, também coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo da Alepe, fez um contundente discurso sobre a importância de se manter a luta contra a discriminação racial. “Seguiremos sempre na luta contra o Racismo! Enquanto deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo da Alepe, reconheço a importância do espaço que ocupo na luta contra todos os preconceitos”, afirmou, destacando a relevância do mandato para as questões raciais.
O deputado também enfatizou a necessidade de fortalecer a luta contra a violência de gênero, especialmente voltada para as mulheres negras. Ele lembrou o longo histórico de discriminação que essas mulheres enfrentam e como o ciclo de exclusão e violência se perpetua ao longo dos anos. “As mulheres negras enfrentam um histórico de discriminação que só faz aumentar ao longo dos anos. A exclusão e discriminação são frutos de uma herança de opressão e aumento desenfreado das desigualdades”, destacou Doriel Barros.
A mesa também contou com a presença das palestrantes Luíza Reis e Juliane Lima, que abordaram as questões levantadas pelo deputado, além de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Távora, o professor Lepê Correia e o Superintendente Geral da Alepe, Isaltino Nascimento.
A 2ª Jornada Alepe Antirracista se consolidou como um espaço de reflexão e ação no combate ao racismo, reunindo diversas figuras públicas, especialistas e estudantes para discutir os avanços e os desafios da luta antirracista em Pernambuco. A jornada continua até o final da semana, com mais eventos e debates programados.
* Com informação de Assessoria e imagem de Divulgação/Nicollas Cavalcante