O Softex Pernambuco, reconhecido como a maior associação de empresas de Tecnologia da Informação no Nordeste, está com inscrições abertas para empresas de interesse no Programa de Residência de Estágio em TI. A iniciativa contempla cerca de 500 alunos recém-formados no Curso de Formação Acelerada em Programação (FAP), encerrado em dezembro, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O FAP foi criado para capacitar jovens e adultos em desenvolvimento Front-End e Back-End, alinhando suas habilidades às demandas do mercado brasileiro. O programa oferece aos participantes um estágio remunerado de R$ 600,00, pago pela Softex PE, durante três meses. As vagas estão distribuídas em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Carpina, Goiana, Caruaru, Petrolina, além de Natal (RN) e João Pessoa (PB).
Segundo Yves Nogueira, presidente da Softex PE, a proposta vai além da qualificação técnica. “Nosso objetivo é transformar social e economicamente a realidade do Nordeste, inserindo mão de obra desenvolvida no mercado de TI e promovendo o desenvolvimento de carreiras promissoras”, destacou.
Lançado em 2022, o FAP oferece uma formação intensiva de seis meses, com 144 horas semanais de aulas teóricas e práticas em programação e desenvolvimento de software, ministradas por mentores especializados. A série do curso foi projetada para preparar os alunos para resolver os desafios reais do setor, antecipando as demandas do mercado.
Ao final da formação, os participantes têm a oportunidade de ingressar no programa de residência, que oferece benefícios às empresas parceiras. “Os empresários recebem profissionais já capacitados, sem custos adicionais, e têm a chance de acompanhar a evolução técnica e profissional desses talentos”, explicou Nogueira.
Empresas interessadas em participar do programa podem acessar o site oficial da Softex PE para realizar a inscrição. O programa é uma oportunidade de conectar talentos emergentes com empresas que buscam inovação e crescimento no setor de tecnologia.
* Com informação de Assessoria e imagem de Elle Aon/Shutterstock