Galeria Janete Costa recebe exposição individual da artista Samira Pavesi

A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Recife, reabre suas portas ao público após um período de manutenção estrutural e recebe, a partir do dia 2 de outubro, a exposição O que ecoa por entre vazios, da artista visual capixaba Samira Pavesi. A mostra reúne 40 obras inéditas, entre esculturas, pinturas, fotografias, desenhos, instalações e assemblagens, todas selecionadas sob a curadoria do pernambucano Steve Coimbra.


Esta é a primeira exposição individual de Samira na capital pernambucana, cidade onde viveu durante muitos anos e com a qual mantém forte ligação afetiva. A abertura será no dia 2 de outubro, às 18h, e a visitação gratuita seguirá de 3 a 30 de outubro, sempre de quarta a domingo, das 11h às 20h.

O projeto vem sendo desenvolvido desde abril, fruto de um acompanhamento crítico e curatorial iniciado há mais de quatro anos. Para o curador Steve Coimbra, a mostra propõe “um percurso que nos faz refletir sobre os limites e sobre como habitamos o espaço, o corpo e a cidade”.

Com passagens por três residências artísticas internacionais — incluindo o programa Joya AiR, na Espanha, e o PADA Studios, em Portugal — Samira tem obras em acervos públicos no Espírito Santo e Minas Gerais e já foi contemplada por editais em salões de arte em São Paulo e Paraná.

Na exposição, o público poderá conferir trabalhos que exploram diferentes suportes e linguagens, como o uso da cerâmica, metais e fotoperformances. “Gosto de trazer movimento e leveza a materiais que muitas vezes são vistos como rígidos, como o aço”, afirma a artista.

As obras também questionam conceitos como liberdade e feminino, utilizando metáforas visuais a partir de gradis e telas de contenção. “Muitas vezes, estamos em lugares que acreditamos ser de liberdade, mas que nos limitam e aprisionam ainda mais”, reflete Samira.

A mostra conta ainda com texto crítico de Daniela Avellar, que destaca como o trabalho da artista convida a “habitar o vazio como promessa”, explorando tensões entre corpo, cidade e desejo.

Para Pedro de Renor, responsável pela Direção Criativa da Viva do Brasil, o retorno da galeria é simbólico. “Reativar um equipamento cultural é sempre significativo. Receber Samira nesse momento de reabertura é propagar a potência de novos artistas”, afirma.

Paralelamente, Samira Pavesi participa também da sétima edição da Bienal Internacional do Sertão, em Diamantina (MG), representando o Espírito Santo em um dos mais importantes encontros de arte contemporânea fora do eixo Rio-São Paulo.

Serviço
Exposição: O que ecoa por entre vazios – Samira Pavesi
Curadoria: Steve Coimbra
Texto: Daniela Avellar
Local: Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu, Recife
Abertura: 2 de outubro, às 18h
Visitação: 3 a 30 de outubro de 2025, de quarta a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima