Funase conclui ciclo de escutas com agentes socioeducativos para melhorias no ambiente de trabalho

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) concluiu, no fim de setembro, mais um ciclo de encontros do Núcleo de Apoio ao Agente Socioeducativo (NAASE), reunindo 32 profissionais que atuam no Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, localizado no bairro do Bongi. Promovidos pela Ouvidoria da Funase em parceria com a Superintendência de Trabalho e Educação, os encontros tiveram como objetivo prestar acolhimento e promover melhorias no ambiente de trabalho dos agentes socioeducativos por meio de escuta ativa.

Essas reuniões fazem parte de uma iniciativa contínua do NAASE para diagnosticar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais, propor soluções e promover formações voltadas ao aprimoramento das condições de trabalho. Além disso, os encontros servem para garantir que os agentes tenham voz dentro da instituição, conforme explicou a ouvidora da Funase, Suely Catunda. “A escuta ativa nos permite entender as demandas comuns entre as unidades e buscar soluções que impactem diretamente no bem-estar dos agentes. Temos notado que as necessidades são recorrentes, e isso nos possibilita agir de forma mais efetiva”, afirmou.

O agente socioeducativo Marcelo de Barros destacou a importância da iniciativa, afirmando que os encontros fortaleceram a união dos agentes e possibilitaram uma “tempestade de ideias” para encontrar soluções que beneficiem tanto os profissionais quanto os adolescentes atendidos. “É muito bom saber que somos ouvidos e que existe um espaço para que todos expressem suas opiniões”, acrescentou.

No último ano, cerca de 220 agentes participaram das atividades do NAASE em oito unidades diferentes, e alguns dos pleitos já foram atendidos, como o aumento do efetivo, a melhoria salarial e a capacitação introdutória em segurança. Outras reivindicações, como a melhoria dos alojamentos e dos crachás de identificação, estão em fase de implementação, demonstrando o compromisso da Funase em proporcionar melhores condições para o trabalho dos agentes socioeducativos.


* Com informação e imagem de Assessoria

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima