Buíque será transformada em um grande palco cultural entre os dias 31 de julho e 3 de agosto com a segunda parada do Festival Pernambuco Meu País (PEMP). O evento, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, promete quatro dias de intensa programação gratuita, reunindo música, dança, teatro, circo, literatura, gastronomia, moda, audiovisual e culturas populares.
A abertura acontece nesta quinta-feira (31) com um arrastão cultural pelas ruas do centro, reunindo a Trupe Pernambuco Meu País, Orí Cia. de Dança, Vivarte Pernaltas e Som na Rural, a partir das 16h30, na Praça Jonas Camelo. Também começam as oficinas do Forma PE, núcleo de formação voltado à profissionalização de artistas e produtores culturais.
Com 88% das contratações via edital e mais de 90% dos artistas pernambucanos, o festival reforça o fomento à economia criativa e a democratização da cultura no Agreste. Entre os destaques musicais, o palco principal, no Pátio de Eventos, receberá nomes como Roberta Miranda, Silva, Luedji Luna, Hungria e Xamã, além de artistas locais e tradicionais como a Banda de Pau e Corda e o Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
Outros polos espalhados pela cidade e pelo Vale do Catimbau abrigarão atividades como o País do Cinema, com mostras e oficinas; o País das Culturas Populares, com coco, afoxé e maracatu; e o País das Brincadeiras, dedicado às crianças. O evento também terá feira de artesanato e gastronomia, além de serviços públicos oferecidos pelo Rede PE, como atendimentos do Detran, Funcultura, AGE e SEDEPE.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca que o festival é uma política de descentralização cultural: “Levamos arte e serviços à população, valorizando talentos locais e integrando artistas nacionais”.
A programação completa está disponível no Instagram @festivalpernambucomeupais, com atrações em mais de 15 polos distribuídos pela cidade e pela zona rural.
Com informação da Assessoria e imagem do espetáculo Pernambuco Meu País | Foto: Juana Carvalho/ Secult-Pe/ Fundarpe