Festival PE Meu País estreia em Salgueiro com cortejo cultural e mais de 90 ações gratuitas

A cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, foi palco da abertura da 2ª edição do Festival Pernambuco Meu País nesta última quinta-feira (24). Promovido pelo Governo de Pernambuco, o maior circuito cultural do estado iniciou sua programação com um vibrante cortejo da Trupe Pernambuco Meu País pelas ruas do centro comercial, ao som contagiante do Som na Rural, projeto comandado por Roger Renor. O evento emocionou moradores e marcou o início de mais de 90 ações gratuitas que acontecem até o domingo (27).


Com objetivo de descentralizar e democratizar o acesso à cultura, o festival reúne apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa, exposições e prestação de serviços públicos em diversos pontos da cidade, como a Praça da Bomba, o Museu do Couro, a Casa da Cultura e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

A governadora Raquel Lyra participará, nesta sexta (25), da abertura oficial do evento, que tem como destaque o espetáculo “Pernambuco Meu País”, seguido de shows de Kelvis Duran, Juarez, Adilson Ramos e Pablo. A programação segue até domingo com atrações como Xanddy Harmonia, Xande de Pilares, Mastruz com Leite, Limão com Mel e nomes da cultura popular como o Coral Aboios de Serrita e a Escola de Samba Preto Velho.

Aproximadamente 90% da programação é composta por artistas pernambucanos, evidenciando o compromisso com a valorização da cultura local e com a economia criativa. “Esta edição fortalece e amplia o universo cultural em cada canto do estado”, afirmou Carla Pereira, diretora de ações culturais da Fundarpe.

Além da programação artística, o festival abriga os polos Forma PE e Rede PE. No CVT, oficinas gratuitas focadas em design, moda e desenvolvimento profissional seguem com inscrições abertas via Instagram do evento. Já o Rede PE reúne secretarias e órgãos estaduais que prestam serviços como orientações empreendedoras, atendimentos do Detran, e ações das secretarias da Mulher, da Criança e Juventude, entre outras.

Com cerca de R$ 30 milhões investidos e 900 ações previstas em dez cidades, o Festival Pernambuco Meu País se consolida como uma das maiores políticas públicas culturais do Brasil, promovendo identidade, cidadania e pertencimento no interior pernambucano.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima