A Afya Jaboatão realiza neste sábado (07), das 7h30 às 13h30, o evento gratuito “Medicina e Expressão: Ciência, Arte e Comunidade”. Aberta ao público, a iniciativa será realizada no hall, salas de aula e auditório da instituição, localizada na Avenida Barreto de Menezes, nº 738, em Jaboatão dos Guararapes.
A programação reúne três atividades principais que destacam a interdisciplinaridade e o vínculo entre ensino e comunidade: a Galeria de Artes Médicas, a IV Mostra de Experiência Extensionista e a IV Mostra do PIESF (Programa de Integração Ensino, Serviço e Família). Todas as apresentações são fruto do trabalho de alunos ao longo do semestre, com base em vivências reais em comunidades locais.
Um dos principais atrativos é a Galeria de Artes Médicas, que traz produções artísticas como fotografias, pinturas, desenhos e cordéis criados pelos estudantes. As obras expressam suas experiências práticas em campo e buscam aproximar o saber científico da sensibilidade artística, destacando o lado humano da medicina.
“Vai ser um momento especial de conclusão de projetos importantes junto às comunidades, integrando o olhar acadêmico com o artístico”, explica a professora Evelyne Solidônio, uma das organizadoras do evento.
De acordo com ela, a proposta também visa fortalecer o diálogo entre ciência, arte e sociedade. “Queremos contribuir para a formação de médicos mais sensíveis, éticos e socialmente comprometidos”, afirma.
Além de estudantes, o evento é voltado para professores, profissionais da saúde e toda a comunidade interessada em conhecer como a arte pode ampliar o impacto das ações em saúde pública.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/medicina-e-expressao-ciencia-arte-e-comunidade-580791.
Com informação da Assessoria e imagem de divulgação/ Mário Tavares