O Natal e o início do verão prometem movimentar as praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), com muitos banhistas aproveitando os dias de sol. No entanto, o Comité Estadual de Monitorização de Incidentes com Tubarões (CEMIT) alerta para a necessidade de cuidados redobrados durante o banho de mar, especialmente devido às condições marítimas previstas entre os dias 23 e 25 de dezembro.
Durante este período, a Lua Minguante causará marés de quadratura, ou marés mortas, com amplitudes reduzidas, variando entre 0,8 e 1,8 metros. Essas marés dificultam a formação das piscinas naturais tradicionais, populares entre os turistas e locais pela segurança no banho. Danise Alves, gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), explica que as piscinas naturais são mais comuns nas marés secas, associadas às Luas Nova e Cheia.
Para o período entre 23 e 25 de dezembro, as piscinas naturais só poderão ser aproveitadas nas primeiras horas da manhã, entre 04h e 06h, antes que a maré suba novamente, com o retorno da maré cheia entre 10h e 12h. Esses horários com atenção redobrada, pois os banhistas podem estar mais expostos a riscos.
O CEMIT também reforça a importância de evitar o banho de mar em áreas abertas, onde não há proteção dos recifes, e sugere que os banhistas se concentrem em trechos específicos, como os 33 km de praia entre Olinda e o Cabo de Santo Agostinho, que apresentam melhores condições de segurança. Entre esses locais, destaca-se a Praia de Piedade, onde o banho é proibido num trecho de 2,2 km, devido a um decreto municipal.
Além disso, o CEMIT recomenda evitar áreas com placas de advertência e as desembocaduras de rios, já que a turbidez da água atrai animais marinhos. Outras orientações incluem não entrar no mar com feridas abertas, evitar o consumo de álcool antes do banho e nunca nadar sozinho. Os objetos também devem ser evitados, pois podem atrair tubarões.
Outro alerta importante é evitar o banho nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, horários de maior atividade dos tubarões. A prática de seguir essas orientações é fundamental para garantir a segurança de todos e aproveitar as praias de forma tranquila durante as festividades de Natal e o início do verão.
* Com informação de Assessoria e imagem via raulds/Flickr