Debate na Fundaj discute impactos do assédio moral no setor bancário

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco participará, nesta terça-feira (25), de um debate sobre os resultados da pesquisa “Assédio e Adoecimento dos/as trabalhadores/as do setor bancário em Pernambuco”. O evento ocorrerá às 9h, na Fundaj Apipucos, na Sala Gilberto Osório, reunindo especialistas para discutir as condições de trabalho na categoria.


A pesquisa foi conduzida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento (LABOR/UFRPE), sob coordenação dos pesquisadores Maurício Sardá e Marco Levay. Os resultados serão apresentados pelas pesquisadoras Ingrid Barbosa (LABOR/UFPE) e Mylena Galdino (LABOR/UFRPE), com comentários de Darcilene Gomes (LABOR/FUNDAJ), Kaliane Rocha (Departamento de Psicologia da UFPE) e Fabiano Moura, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

O estudo revela que a gestão dos bancos, por meio do assédio moral, impacta diretamente na saúde mental dos trabalhadores, provocando transtornos como depressão, ansiedade e estresse. Segundo o dossiê, “os resultados mostram que o trabalho bancário é organizado por relações socioprofissionais baseadas na violência e na sobrecarga”, contexto que favorece o adoecimento psicossocial dos profissionais do setor.

O documento, que já foi entregue à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE) e à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), também será protocolado junto ao Ministério Público do Trabalho. Além disso, os dados serão debatidos em audiências públicas no Estado, reforçando a necessidade de políticas para combater o assédio e melhorar as condições laborais do setor bancário.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima