O primeiro domingo de 2025 promete ser marcado pela energia contagiante do Frevo no Recife. No dia 5 de janeiro, o tradicional Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas do Recife, ícone do Carnaval pernambucano, comandará o Arrastão do Frevo, promovido pelo Paço do Frevo. O evento celebra o ritmo que é Patrimônio Imaterial da Humanidade e dá as boas-vindas ao ano com um cortejo repleto de história e alegria.
A concentração acontece às 15h30, em frente ao museu, na Praça do Arsenal da Marinha. O desfile, com acesso gratuito, parte às 16h pelas ruas do Bairro do Recife, conduzido pela Independente Frevo Orquestra e com a participação dos passistas da Cia de Frevo do Recife. No repertório, clássicos do ritmo, incluindo a icônica “Marcha Nº 1”, um verdadeiro hino carnavalesco.
O evento marca a estreia do Vassourinhas no Arrastão do Paço e ocorre na véspera do aniversário de 136 anos do clube, que tem sua história ligada à fundação em farras boêmias no Pátio do Carmo. Reconhecido nacionalmente, o Vassourinhas levou o Frevo ao Rio de Janeiro em 1951, em um marco histórico que também influenciou o surgimento do trio elétrico baiano.
O Paço do Frevo, local dedicado à preservação e difusão do Frevo, também oferece aos visitantes a chance de explorar a exposição “Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira”, em cartaz desde setembro. O museu é um espaço de referência nacional, promovendo a salvaguarda das tradições culturais por meio de projetos de pesquisa e formação.
O evento conta com apoio da Prefeitura do Recife e patrocínios obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, reunindo parceiros como Nubank, Eletrobras, Instituto Cultural Vale e Vitarella. O Paço do Frevo também tem a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), fortalecendo sua missão de perpetuar o legado do Frevo.
SERVIÇO:
Arrastão do Frevo com o Clube Vassourinhas do Recife
Data: 5 de janeiro (domingo)
Hora: Concentração às 15h30; cortejo às 16h
Local: Em frente ao Paço do Frevo, Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife
Acesso: Gratuito
Mais informações: pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo
* Com informação de Assessoria e imagem de Hugo Muniz/ Paço do Frevo