Chuvas intensas colocam Pernambuco em estado de atenção, alerta APAC

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu o Aviso Meteorológico nº 45/2025, válido até esta segunda-feira (19), colocando parte do estado de Pernambuco em estado de atenção devido à previsão de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte. O alerta é direcionado especialmente para as regiões da Mata Sul e Agreste, onde os volumes de precipitação podem representar riscos hidrológicos e geológicos. A Região Metropolitana do Recife também está sob atenção, com previsão de chuvas moderadas, pontualmente fortes.


A população deve seguir as recomendações da Defesa Civil, que orienta cuidados redobrados em áreas de risco, como encostas e zonas ribeirinhas. O alerta da APAC começou a valer na noite do domingo (18) e se estende ao longo desta segunda-feira, com potencial de alagamentos e deslizamentos.

Além do alerta meteorológico, a APAC também divulgou a tábua de marés para Recife, com destaque para os picos de maré alta às 08h31 (1,88 m) e 21h23 (1,75 m). A combinação entre maré alta e chuvas intensas pode agravar os alagamentos em áreas urbanas da capital.

Já a tendência de precipitação aponta continuidade das chuvas ao longo da semana em diversas regiões do estado. Na terça-feira (20), a Mata Sul deve enfrentar chuvas moderadas, enquanto as regiões Metropolitana, Agreste, Sertão e São Francisco terão chuvas de fraca a moderada intensidade. O cenário permanece semelhante na quarta-feira (21) e quinta-feira (22).

O Sertão do São Francisco se destaca com previsão de tempo seco a partir de quinta-feira (22). Já na Região Metropolitana, as chuvas fracas devem continuar até o fim da semana. A APAC ressalta que as projeções podem sofrer alterações e que novos avisos podem ser emitidos a qualquer momento.

A população pode acompanhar atualizações diárias no site oficial da APAC: www.apac.pe.gov.br.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima