Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai receber uma cerimônia de casamento comunitário que disponibiliza 600 vagas para casais interessados em oficializar a união de forma gratuita. A ação é fruto de uma parceria entre o Cartório de Registro Civil de Petrolina, a Prefeitura da cidade e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
As inscrições para participar do evento seguem abertas até o dia 25 de agosto e devem ser realizadas presencialmente. Os interessados devem se dirigir ao espaço onde funcionam o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó, no centro da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 12h.
De acordo com o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE) e registrador de Petrolina, Marcos Torres, a iniciativa busca oferecer inclusão, dignidade e segurança jurídica aos casais. “Sabemos que muitos casais têm o desejo de oficializar sua união, mas esbarram no desconhecimento quanto à importância do ato ou nas dificuldades financeiras. Ao oferecermos a formalização do casamento civil de forma gratuita, estamos realizando sonhos de centenas de casais e promovendo a concretização de um direito fundamental, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares”, afirmou Torres.
Ainda segundo o registrador, a ação também incentiva a cidadania, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo a valorização da instituição do casamento. A cerimônia será marcada e divulgada posteriormente pela organização, que promete um evento organizado e acessível a todos os casais inscritos.
Para a inscrição, é necessário apresentar documentos originais como RG e CPF ou CNH dos noivos, além de comprovante de residência em Petrolina, que pode estar em nome dos noivos, dos pais ou de contrato de aluguel. Casais solteiros devem acrescentar a certidão de nascimento atualizada, emitida nos últimos 90 dias. Já pessoas divorciadas precisam apresentar certidão de casamento com averbação de divórcio recente, e pessoas viúvas, as certidões de casamento e óbito do cônjuge falecido.
A iniciativa reforça a importância da formalização da união para garantir direitos civis e segurança jurídica, além de oferecer uma oportunidade para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras. O casamento comunitário em Petrolina integra um movimento crescente de ações sociais que buscam levar cidadania e inclusão para todos.
Com a parceria entre o Cartório, o TJPE e a Prefeitura, os casais terão a chance de oficializar a união de maneira gratuita, tornando o sonho de muitos realidade. A expectativa é que centenas de casais participem da cerimônia, reforçando a importância da união formalizada e fortalecendo os vínculos familiares na cidade.
Foto/ Imagem: DPPE