A série de cartilhas educativas Educando para os Direitos Humanos, desenvolvida pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com a Escola do Legislativo (Elepe), foi premiada nacionalmente. O material conquistou o segundo lugar na categoria Publicações do Prêmio Abel 2025, que reconhece projetos inovadores em educação legislativa em todo o país.
Com linguagem acessível e conteúdo didático, a série é composta por três cartilhas: Direitos Humanos na vida da gente, Direitos da População LGBTQIA+ e Combater o Racismo é tarefa de todas as pessoas. As publicações têm como objetivo ampliar o entendimento da população sobre os direitos fundamentais e fomentar a cidadania. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente no site da deputada Dani Portela (PSOL/PE): www.daniportela.com.br/relatorios-e-cartilhas.
Coordenado editorialmente por Mônica Oliveira, o projeto visa democratizar o conhecimento e promover a reflexão sobre temas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa. “Nossa intenção é transformar a realidade social, garantindo que todas as pessoas conheçam e acessem seus direitos. Que esse prêmio leve nossas cartilhas ainda mais longe”, celebrou a deputada Dani Portela, presidenta da CCDHPP.
O Prêmio Abel é promovido anualmente e tem como objetivo valorizar iniciativas que impactem positivamente a sociedade por meio da educação cidadã. Na edição de 2025, foram inscritos 57 projetos de diversas escolas legislativas do país, divididos em cinco categorias.
A premiação é um reconhecimento ao compromisso da Alepe com a formação cidadã e com o fortalecimento da democracia por meio do conhecimento.
Com informação da Assessoria e imagem de Fran Silva/ Equipe Dani Portela