Nesta quarta-feira (28), o Centro do Recife será palco de uma caminhada promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco. A mobilização acontece em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a gravidade do problema, além de reforçar a importância da denúncia.
Com o tema “Exploração sexual existe, proteja crianças e adolescentes. Faça parte dessa luta! DENUNCIE, Disque 100”, o ato público contará com a presença de profissionais, técnicos e integrantes das instituições que compõem a Rede. A concentração será a partir das 14h, no Parque 13 de Maio, com percurso até o Pátio do Carmo.
Dados de 2024 apontam a urgência do tema: foram registradas 11.692 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Estima-se ainda que 320 vítimas sejam exploradas sexualmente a cada 24 horas. Em Pernambuco, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou 812 pontos de risco, principalmente em bares e postos de combustíveis.
A campanha deste ano destaca a invisibilidade das vítimas, muitas vezes silenciadas pela cultura do medo e da omissão. A Rede alerta para a importância de reconhecer sinais, romper o silêncio e denunciar os casos, já que grande parte dos crimes permanece subnotificada. Além da violência física, muitas vítimas sofrem com a culpabilização e a ausência de apoio, inclusive no ambiente familiar.
A mobilização também visa pressionar o poder público para a implementação de políticas integradas, com ações técnicas, políticas e financeiras que fortaleçam o combate à violência sexual infantil em Pernambuco.
O evento é aberto ao público e convida toda a sociedade a se engajar nessa luta em defesa da infância e adolescência.
Com informação da Assessoria e imagem de divulgação/ Acervo da REDE.