Cais do Sertão sedia evento sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas

Em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), realiza, nesta quarta-feira (30), o Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Auditório 2 do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece das 8h30 às 17h.


A ação tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, ampliar a articulação institucional, capacitar agentes públicos e organizações da sociedade civil, além de sensibilizar a população para o enfrentamento desse crime silencioso, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Durante o encontro, também será promovida a Campanha Coração Azul, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a conscientização sobre o tema.

A programação será aberta às 8h30 com uma intervenção artístico-cultural da poetisa Joy Tamires, que apresentará a releitura do cordel “Tráfico de Pessoas e Patamar Civilizatório numa Época Não Passada”, de Allan Sales e Desembargador Paulo Alcântara. Às 9h, ocorre a mesa de abertura institucional com representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Ainda pela manhã, às 11h, será promovida a roda de conversa O que é Tráfico de Pessoas?, mediada pelo Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), com a participação de Adriana Duarte (Ateliê das Bruxas), Rosana França (Coletivo Mulher Vida) e Débora Tito (Ministério Público do Trabalho).

No período da tarde, três painéis temáticos serão apresentados, a partir das 14h: Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade, com o Instituto Aliança; Trabalho Análogo à Escravidão e Direito das Profissionais do Sexo, ministrado por Débora Tito; e Municipalização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: NETP/Ipojuca, com Suelly Madeira.

A secretária Joanna Figueirêdo ressaltou que a gestão da governadora Raquel Lyra tem priorizado a dignidade humana e reforçado o combate a violações de direitos. Já a secretária executiva Gláucia Andrade destacou que o seminário é “mais que formativo, é uma oportunidade de articulação e fortalecimento da rede”.

As inscrições podem ser feitas pelo Sympla: sympla.com.br.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima