Banco do Nordeste lança crédito para fortalecer cooperativas no Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB) lançou a linha de crédito FNE Coopera, voltada para cooperativas produtivas de trabalhadores na região. O financiamento, viabilizado pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), tem como objetivo fortalecer essas organizações, possibilitando investimentos em equipamentos, infraestrutura, capacitação de cooperados e capital de giro.


Os prazos de pagamento do FNE Coopera podem chegar a 20 anos, com até quatro anos de carência, dependendo da dependência do financiamento. Além dessa nova linha, as cooperativas da agricultura familiar também podem acessar crédito por meio do Pronaf Agroindústria e Pronaf Industrialização.

Segundo Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, a iniciativa busca fortalecer o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. “As cooperativas melhoram a produção, agregam valor aos produtos e reduzem custos para grupos de trabalhadores, beneficiando toda a comunidade”, afirma o executivo.

Um dos diferenciais da FNE Coopera é a possibilidade de financiamento das cotas-parte para integralização no capital social da cooperativa. O BNB atende cooperativas que atuam nos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal, desde que devidamente registradas.

O banco ressalta que o FNE Coopera é exclusivo para cooperativas, enquanto o financiamento individual dos cooperados continua sendo oferecido, principalmente por meio do programa Agroamigo. Mais informações disponíveis estão no portal do Banco do Nordeste.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima