O Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE), vinculado à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), inaugura uma nova unidade no Shopping Recife, no 2º Piso, com um projeto arquitetônico renovado e a proposta de revitalizar a apresentação do artesanato pernambucano. A ação é parte de uma reestruturação planejada para todas as lojas do programa, que visa proporcionar vitrines mais modernas e atrativas para as produções dos artesãos do Estado.
Com a consultoria da visual merchandiser Sylvia Demetresco e da pesquisadora Ana Paula de Miranda, doutora em Cultura do Consumo, a nova loja reflete um novo momento para o artesanato local, destacando a diversidade de técnicas, estéticas e materiais de mais de 2 mil artesãos. O espaço recebe peças de todo o Estado, desde a capital até o Sertão e a região do São Francisco, representando uma rica mistura de culturas e tradições.
Além da arquitetura renovada, a loja serve como um importante ponto de comercialização das produções artesanais, com a vantagem de que o valor das peças é determinado pelos próprios artesãos, acrescido apenas dos tributos. Quando uma peça é vendida, o artesão recebe o valor integral, fortalecendo a economia criativa e proporcionando um retorno direto àqueles que mantêm vivas as tradições do Estado.
“O Governo de Pernambuco enxerga o artesanato não apenas como um produto, mas como uma expressão da nossa identidade e cultura. A reformulação desta loja, coordenada pelo time da Adepe, demonstra nosso compromisso em valorizar o trabalho dos artesãos e fomentar a economia criativa”, afirma André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe.
A nova loja é um avanço na estratégia de fomento ao setor, alinhada com o objetivo de criar ambientes de valorização para as produções artesanais. A renovação do espaço tem como foco não só o design e a arquitetura, mas também a experiência do cliente, contribuindo para a visibilidade das peças e, consequentemente, para o aumento das vendas.
Para Isac Filho, arquiteto responsável pelo projeto, a criação de espaços que promovem o artesanato pernambucano resulta em benefícios diretos para os artesãos, gerando não apenas visibilidade, mas também vendas e renda. “A arquitetura aqui se torna uma ferramenta para fortalecer a economia criativa, criando suportes visuais que permitem que o trabalho dos artesãos floresça”, comenta.
A loja do Shopping Recife, inaugurada em 2022, reforça o papel do programa em estabelecer canais de vendas acessíveis ao público, especialmente na Zona Sul do Recife. Com este novo espaço, o PAPE continua seu trabalho de dar visibilidade e promover a rica tradição artesanal de Pernambuco.
* Com informação da Assessoria e imagem de Marlon Amorim/ADEPE