A Temporada França-Brasil 2025 desembarca oficialmente em Pernambuco a partir de setembro, trazendo uma programação internacional que segue até dezembro. Entre apresentações de música, dança, teatro, literatura, residências artísticas e debates, serão cerca de 40 atividades em Recife e Olinda, reforçando os laços culturais entre os dois países.
O lançamento regional aconteceu nesta terça-feira (26), no Teatro da Caixa Cultural Recife, em evento promovido pela Embaixada da França no Brasil. A temporada é resultado de um acordo firmado entre os presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, celebrando mais de dois séculos de relações diplomáticas.
A iniciativa começou em abril, com eventos realizados na França, e agora segue no Brasil com mais de 300 atrações em 15 cidades. Em Pernambuco, a abertura será no dia 4 de setembro, com a apresentação da peça “Até aqui tudo bem”, projeto coreográfico de Bouba Landrille Tchouda, no Festival Cena Cumplicidades, no Teatro Santa Isabel.
Outro ponto alto será o MIMO Festival, de 12 a 14 de setembro em Olinda, que contará com artistas franceses de destaque, como o saxofonista Samy Thiébault, a baterista Anne Paceo, o acordeonista Lionel Suarez, o trio Delgrès, além de Nicolas Gardel, Baptiste Herbin e o grupo vocal Votia.
Em outubro, o Festival de Teatro do Agreste (Feteag 2025) apresenta o espetáculo “A Mon Seul Désir”, nos dias 9 e 10, no Teatro Luiz Mendonça. Já o REC’n’Play, de 15 a 18 do mesmo mês, traz o Percurso Criativo França-Brasil, com foco em “Cidade e Desenvolvimento Urbano Sustentável”. O destaque será o Pavillon Français “Living With”, apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza 2025.
Entre 27 de outubro e 1º de dezembro, acontece a Residência Design e Artesanato, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A iniciativa será realizada em parceria com a ENSAD Limoges, promovendo intercâmbio entre jovens designers franceses e estudantes da UFPE e IFPE.
O encerramento em Pernambuco acontece em 6 de dezembro, no No Ar Coquetel Molotov 2025, no Campus da UFPE, com a cantora francesa Zaho de Sagazan, considerada uma das maiores revelações da cena musical europeia.
Estruturada em três eixos – clima e transição ecológica, diversidade das sociedades e democracia inclusiva –, a Temporada França-Brasil 2025 promove não apenas espetáculos, mas também reflexões sobre os desafios globais.
Mais informações e programação completa: www.francabrasil2025.com
Instagram: @francabrasil2025
Com informação da Assessoria e imagem de Instagram @francabrasil2025