Administração de Noronha promove debate pioneiro sobre direitos das mulheres

Fernando de Noronha realiza, nesta segunda-feira (28), a 1ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres. O evento, promovido pela Administração da Ilha por meio da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ocorre em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco e será realizado das 8h30 às 13h, no auditório do ICMBio.


A conferência marca um momento histórico para a população feminina do arquipélago, criando um espaço inédito para escuta, participação e formulação de propostas voltadas à promoção da igualdade de gênero e fortalecimento de políticas públicas.

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a iniciativa pretende reunir mulheres para compartilhar vivências, apresentar demandas e contribuir com ideias que possam influenciar políticas públicas em áreas como saúde, moradia, segurança, educação e geração de renda.

A programação contará com a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Juliana Gouveia, e da secretária executiva da pasta, Amanda Valença. Durante o encontro, serão discutidas propostas para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, prevista para agosto, no Recife. Ao fim do evento, cinco sugestões serão selecionadas para serem levadas à etapa estadual, além da eleição de três delegadas titulares e duas suplentes que representarão o distrito.

Para a gerente de Proteção Social da ilha, Francinny Soares, a conferência simboliza um marco importante para o fortalecimento do protagonismo feminino, especialmente em territórios mais distantes como Noronha. “Esse é um espaço democrático, legítimo e participativo onde as mulheres podem discutir suas vivências e ajudar a construir um futuro mais justo e igualitário para todas”, destacou.

A expectativa da organização é que o evento seja o ponto de partida para consolidar a pauta de gênero como um eixo estruturante das políticas públicas distritais. Francinny reforça que este é apenas o começo de um novo ciclo de cuidado, escuta e valorização das mulheres noronhenses.

Compartilhe nas redes sociais:

Publicado por:

Mais recentes

Rolar para cima