O Festival de Circo do Brasil deu início na última quinta-feira (28), ao processo de inscrições para propostas artísticas da cena pernambucana que irão compor a programação da etapa nacional de sua 19ª edição. O evento acontece entre os dias 1º e 9 de novembro de 2025, no Grande Recife, e promete reunir artistas locais, nacionais e internacionais em uma grande celebração da arte circense.
Os interessados têm até o dia 8 de setembro para inscrever espetáculos ou números circenses por meio de formulário disponível no site www.festivaldecircodobrasil.com.br, também acessível pelo link na bio do Instagram oficial (@festivaldecircodobrasil). A convocatória é destinada a artistas solos, grupos, companhias e coletivos exclusivamente pernambucanos, ou que estejam estabelecidos no Estado.
As atrações inscritas poderão ser apresentadas tanto em espaços teatrais quanto em ambientes abertos, como ruas e praças, ampliando as possibilidades de interação do público com a diversidade estética do circo. O objetivo da chamada é dar visibilidade à produção circense local, além de estimular o intercâmbio cultural com grupos de outros estados e países, reforçando o caráter plural e democrático do festival.
Podem participar da seleção pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, incluindo microempreendedores individuais (MEI), desde que atuem na área cultural. Todas as propostas serão analisadas pela curadoria do festival, que levará em consideração aspectos artísticos e temáticos.
O eixo curatorial desta edição traz como mote “Aldeia de Tous” (Aldeia de Todos), propondo reflexões sobre sustentabilidade e democracia no picadeiro. A ideia é fomentar novas perspectivas sobre o circo na contemporaneidade, reforçando sua vocação como arte transdisciplinar, capaz de dialogar com diferentes linguagens artísticas.
Em 2025, o Festival de Circo do Brasil chega à sua 19ª edição com um destaque inédito. O projeto foi contemplado pelo edital da Temporada Brasil-França 2025, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Com isso, além da tradicional realização em Pernambuco, o festival terá uma programação especial na França. A cidade de Toulouse, no sul do país, receberá o evento entre 17 e 27 de setembro, estabelecendo uma ponte cultural direta entre os dois territórios.
O festival conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura, sendo uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Também recebe apoio cultural da Funarte, do Institut Français, do Consulado Geral da França em Recife, do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife.
Com informação da Assessoria e imagem de Felipe Souto Maior