Pernambuco passou a contar com uma nova unidade do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). O Sisar Matas foi oficialmente criado durante Assembleia Geral de Fundação realizada na última quarta-feira (17), em Palmares, na Mata Sul do Estado. A entidade será responsável por apoiar a gestão, a operação e a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais da Mata Norte, Mata Sul e Ipojuca. A área de atuação reúne 45 municípios e coloca o novo sistema entre as maiores iniciativas de gestão compartilhada do saneamento rural em Pernambuco.
A assembleia foi promovida pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS) e reuniu mais de 70 participantes. Entre eles, estavam representantes de 30 associações comunitárias rurais, que passam a integrar o quadro de entidades fundadoras do Sisar Matas. Durante o encontro, foram aprovados o Estatuto Social da nova entidade e a formação dos Conselhos de Administração e Fiscal. Também ocorreu a eleição e a posse dos representantes que irão compor a estrutura de governança do sistema.
A criação do Sisar Matas encerra uma etapa de mobilização social e construção institucional desenvolvida na Zona da Mata pernambucana. Antes da assembleia, foram realizados cinco encontros regionais com lideranças comunitárias, gestores municipais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
Nas reuniões, os participantes discutiram a política pública de saneamento rural, a estrutura organizacional do modelo Sisar e a elaboração coletiva do estatuto da entidade. O modelo prevê a participação direta das associações comunitárias na gestão dos sistemas de água.
A sede do Sisar Matas será instalada em Vitória de Santo Antão. A partir do município, serão coordenadas as ações de apoio técnico, operacional e administrativo aos sistemas de abastecimento das comunidades atendidas. Com a nova unidade, Pernambuco passa a ter seis Sisars em funcionamento: Sisar Moxotó, Sisar Alto Pajeú, Sisar Sertão Central, Sisar São Francisco, Sisar Agreste Central e Sisar Matas.
Segundo a SRHS, a próxima unidade a ser implantada será o Sisar Araripe. A expansão integra a estratégia estadual de ampliar a cobertura do saneamento rural e fortalecer a gestão comunitária dos serviços de abastecimento de água. A expectativa é que o novo sistema contribua para ampliar o acesso à água de qualidade e melhorar as condições de vida das populações rurais da Zona da Mata.
Com informação da Assessoria e imagem de divulgação/ SRHS